Baratas
Em meio urbano é comum encontrarmos diversas espécies de insetos, dentre eles as temidas baratas.
As baratas são geralmente encontradas em locais insalubres, com pouca iluminação e no quais se sintam seguras, como: frestas, cantos e locais de difícil acesso, e com bastante oferta de alimentos. Por serem onívoras, ou seja, se alimentam de matérias orgânicas, sejam vegetais ou animais, em decomposição ou não, escolhem desde lixos e esgotos a residências, hospitais e indústrias para se alojarem. Além dos prejuízos materiais, como por exemplo: livros, eletrônicos e até mesmo em fiações elétricas, as baratas são grandes vetores mecânicos de bactérias, fungos, vírus, entre outros parasitas, podendo até mesmo gerar crises de pânicos em pessoas portadoras de catsaridafobia (fobia de baratas).
São comumente encontradas três espécies: as Blattellas Germânicas, as Periplanetas Americanas e as Blattas Orientalis.
As Blatta Orientalis, chamadas também de barata nua, sombreada, oriental. Assim como as Periplanetas Americanas, possuem longevidade em média de 1 ano, cada fêmea pode gerar em torno de até 288 novas baratas. Frequentemente achadas em locais com matérias em decomposição, justamente por apresentar um comportamento detritívoro, em lixeiras, galerias de esgoto, entre outros abrigos.
Já as Periplanetas Americanas, intituladas como barata de esgoto ou cascuda. A longevidade dos adultos é por volta de 365 dias, reproduzindo cerca de até 420 novas baratas durante sua vida. Abrigam-se, geralmente, em: caixas de esgoto, galerias subterrâneas, quadros de energia elétrica e telefonia, porões, ralos, entre outros lugares.
As Blattellas Germânicas, também conhecidas como: barata de cozinha, barata alemã, francesinha. Vivem em média cerca de 4-6 meses, podendo gerar em torno de 288 novas baratas durante sua vida. Facilmente encontradas em: eletrodomésticos, dutos de eletricidade, embalagens, forros, frestas, dentre outros locais.
Curiosidades sobre: as baratas têm o sistema respiratório localizadas no abdômen, porém as Blattellas Germânicas não arrastam o abdômen ao andarem, tornando-se pouco mais resistente a aplicações líquidas.