Carrapatos

Home / Dedetização / Carrapatos

Um dos vetores de doenças mais perigosos em meio urbano são os carrapatos. Ao contrário do que muitos pensam, eles não insetos, mas sim aracnídeos, ou seja, possuem o corpo composto por cefalotórax e abdômen, dentre outras características, os mais comuns são os carrapatos marrons ou vermelhos e o estrela. Através da saliva, os carrapatos são capazes de transmitir microrganismos noviços, que podem causar doenças tanto em animais, como em seres humanos. Sendo a febre maculosa brasileira e borreliose de Lyme, mais comuns, ocasionadas por bactérias, podem causar desde cansaços, problemas neurológicos e/ ou renais e até mesmo levar à morte, ambas têm cura, geralmente ministrados antibióticos para o combate. 

Os carrapatos são parasitas que se alimentam de sangue, seja ele humano ou não. Comumente encontrados em cachorros, porém não exclusivamente, pois é possível encontra-los em cavalos, bois, capivaras, entre outros animais, e até mesmo fora de um hospedeiro, pois os carrapatos são resistentes e podem ficar até 1 ano sem se alimentar.

Em seu período de reprodução, as fêmeas podem gerar até 5.000 ovos simultaneamente, já os machos geralmente morrem após o acasalamento. Os ovos por sua vez, comumente depositados em frestas acima do solo, eclodem em cerca de 30 a 40 dias, variando em função das condições do local, quanto maior o calor e a umidade mais rápido será o processo de desenvolvimento. Tornam-se larvas e se alojam em um novo hospedeiro, se alimentam, retornam ao ambiente e desenvolvem-se em ninfas.  Já no estágio de ninfas, buscam um novo hospedeiro, se alimentam, voltam ao ambiente, passam pelo processo de ecdise, e chegam à fase adulta, em seguida buscam um novo hospedeiro. Estima-se que consigamos visualizar apenas 5% da população da infestação, os outros 95% estão em forma de ovos, larvas e ninfas livres em meio ao ambiente acometido pela infestação, por isso é importante que as aplicações, sejam nos animais ou no local, sigam de acordo com orientações dos médicos veterinários e dos controladores de pragas.

SE PREFERIR VEJA TODAS AS NOSSAS AVALIAÇÕES NO GOOGLE
Fale conosco pelo WhatsApp