Escorpiões

Home / Dedetização / Escorpiões

Os escorpiões, assim como os demais aracnídeos, possuem o corpo formado por cefalotórax e abdômen, que é dividido em duas partes, pré e pós-abdômen, e justamente no pós-abdômen estão as glândulas que são capazes de produzir o veneno.

Mundialmente são registradas mais de 1.600 espécies desses animais, embora todas sejam venenosas, apenas cerca de 25 espécies são consideradas mortais. No Brasil há aproximadamente 100 espécies presentes, três delas estão mais frequentemente relacionadas a acidentes graves, são: Tityus serrulatus, Tityus bahiensis e Tityus stigmurus.

Os Tityus serrulatus ou escorpiões amarelos, como são chamados, devido sua coloração, é considerado o mais venenoso da América Do Sul, possui uma reprodução assexuada (partenogênese – não necessita do macho para procriar). Podendo gerar cerca de 160 filhotes ao longo de sua vida, sendo aproximadamente 20 filhotes por vez.

Tityus bahiensis ou escorpiões marrons possuem coloração marrom-escura com detalhes em tons mais escuros, com reprodução sexuada, geralmente após acasalamento, as fêmeas praticam canibalismo.

Tityus stigmurus ou escorpião do nordeste, como o nome popular sugere, é comumente encontrado na região nordeste do Brasil, possui coloração amarelo mais intenso com detalhes em tons escuros no dorso.

Com hábitos noturnos e similares, costumam se alimentar de insetos (baratas, grilos, moscas, entre outros). Possuem sensores que auxiliam no momento da caça, uma vez que não têm uma habilidade visual aguçada, preferem presas vivas, que são imobilizados com aplicação de veneno. Ataques a humanos ocorrem quando se sentem ameaçados, durante o dia normalmente optam por se abrigar em locais escuros e úmidos. Em caso de ataque de escorpiões, procure ajuda médica urgentemente. 

 

SE PREFERIR VEJA TODAS AS NOSSAS AVALIAÇÕES NO GOOGLE
Fale conosco pelo WhatsApp